5 Dicas para manter seus dentes sempre brancos

April 16, 2020

Ter os dentes saudáveis e com uma aparência branca, brilhante, pode ser um fator que contribui para diversas áreas da vida. Esses cuidados evitam o surgimento de dores, além de aumentar a autoconfiança, causando uma boa impressão em outras pessoas. Para conquistar esse resultado, é importante seguir algumas recomendações.

Para poder ter os dentes sempre brancos é necessário contar com uma rotina de higiene saudável, além de optar por tratamentos cosméticos para realizar o branqueamento dos dentes. Existem diversas dicas que podem ser encontradas na internet de tratamentos caseiros, mas essas devem ser evitadas.

 

1 – Rotina de higiene oral

 

É necessário criar uma ótima rotina de higiene oral, começando por escovar os dentes duas ou três vezes por dia. Os dentes precisam ser escovados todos os dias, idealmente pela manhã e à noite, antes de dormir. É possível também incluir mais um momento durante o dia, depois do almoço, por exemplo. Manter uma frequência e rotina é fundamental.

Escovar os dentes do jeito certo ajuda a evitar problemas nos dentes, gengivas, além de remover as manchas causadas pelos alimentos, o que traz um sorriso muito mais saudável e branco. Alguns alimentos enfraquecem temporariamente o esmalte dental, então, espere 30 minutos depois das refeições para escovar os dentes.

A escovação tem que ser de dois a três minutos, sendo feita de forma metódica e cuidadosamente. Caso tenha dificuldades em ficar esse tempo todo, coloque alguma música que goste de fundo, pois pode usá-la como um guia para garantir que está escovando os dentes da forma certa. Siga também os movimentos corretos.

 

2 – Produtos branqueadores

 

É bem importante que a sua saúde bucal esteja em dia antes de testar algum tratamento caseiro para branquear os dentes. Um dentista é o responsável por informar se os dentes estão amarelados por um problema de saúde ou alguma outra causa. Também vai estar apto a indicar produtos seguros e eficazes.

Há produtos branqueadores a venda que podem ser usados para eliminar as manchas. Costumam ser aqueles que contam com uma baixa concentração de peróxido, sem causar irritação. Podem ser encontrados como fitas, pastas, esmaltes, géis que contam com diferentes formas de serem usados.

Os mais comuns são os cremes branqueadores, sendo uma forma lenta e mais cuidadosa de clarear. Eles não vão agir rápida e eficientemente como outros métodos, mas ajudam a preservar a tonalidade.

Podem ser encontrados outros métodos de clareamento de dentes com produtos naturais, porém, não há evidência em relação a utilidade e nem sobre a segurança do tratamento. Há sim relatos sobre efeitos positivos, mas é preciso ter cuidado, pois o ideal é conversar com um dentista sobre isso a fim de evitar riscos à saúde dental.

 

3 – Cuidados profissionais

 

É necessário, no mínimo, consultar com um dentista duas vezes por ano. Para os cuidados da boca, consulte com ele a cada 6 meses. Ele está apto a dar os melhores conselhos sobre os cuidados dos dentes, informando sobre o surgimento de algum problema. Além disso, ele faz uma limpeza dental bem profunda.

A limpeza profissional contribui para a remoção de manchas superficiais, placas indesejadas, mesmo sem precisar fazer o branqueamento, contando com um sorriso mais brilhante. Alguns casos necessitam de visitas mais frequentes, principalmente apresentando algum sintoma. Há tratamentos branqueadores profissionais, agindo muito mais rapidamente do que um método caseiro, por exemplo.

As franquias odontológicas do Brasil são experts no clareamento de dentes de clientes, oferecendo um preço que é bem em conta. Elas são ótimas opções para quem precisa de um tratamento dental, mas também para quem procura um novo empreendimento, pois esse tipo de franquia apresenta excelentes faturamentos.

Os cuidados profissionais envolvem uma concentração maior de agentes branqueadores, com uso de lasers e outras luzes que ajudam no processo. Com isso, o procedimento é todo realizado em consultório, com a gengiva protegida dos produtos químicos que são aplicados. Assim, é importante procurar por profissionais qualificados e que tenham um bom preço.

 

4 – Alimentação

 

Uma boa dica também tem a ver com uma dieta adequada. Os pedaços de alimentos nos dentes podem ocasionar manchas, por isso, é necessário diminuir a exposição dos dentes em relação a comida. Algumas dicas envolvem evitar os lanches entre as refeições, maximizando o tempo em que os dentes ficam livres de partículas.

Além disso, o açúcar é uma das substâncias que mais traz problemas aos dentes, gerando diversos problemas na saúde e na aparência. Produtos com muito açúcar devem ser evitados para não manchar os dentes. Isso serve também para as bebidas sem açúcar, procurando por essas alternativas.

Cafés e chás podem causar manchas amarelas que são bem desagradáveis também. Porém, elas não são negativas para a saúde da boca, desde que saiba beber sem acrescentar açúcar. Se o seu objetivo é manter os dentes mais claros e brancos, a dica é limitar o consumo dessas bebidas ou realmente evitar.

Produtos que são a base de tabaco também são conhecidos por manchar os dentes, além de causar doenças bucais, como o câncer. Tanto os charutos quanto cigarros, além de mascar tabaco, trazem bastante problemas para o sorriso. Se for possível, abandone completamente ou diminua o consumo ao máximo para ter dentes brancos.

 

5 – Cuidados

 

Como existem formas de utilizar produtos branqueadores encontrados no mercado, é importante também se atentar aos cuidados. Mulheres amamentando ou grávidas não devem usar nenhum tipo de produto. Deve ser conversado com o dentista primeiro para ver quais as condições podem ser adotadas.

Deve ser procurado um profissional imediatamente caso algum produto faça com que as gengivas mudem de cor. Além de sangramento, dores ou recessão, sendo indícios de problemas que não podem ser solucionados em casa. Os profissionais das franquias odontológicas indicam a procura por tratamentos especializados.

O branqueamento de dentes de forma excessiva também pode resultar em manchas, perda do esmalte dental ou feridas bucais. Deve ser seguida cuidadosamente as instruções feitas pelo profissional. Por mais que sejam considerados seguros, podem haver efeitos adversos, então é fundamental ter o aconselhamento de um profissional. 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Próteses Dentárias

October 11, 2018

1/7
Please reload

Posts Recentes

October 11, 2018

September 25, 2018

August 22, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 by Priscila Medeiros.

Telefone (48) 3241 5159

  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone Facebook
Dra.Priscila Medeiros,
Odontologia
CRO-SC 7674