Odontopediatria: O que é? Qual sua importância para as crianças?

A odontopediatria é um ramo da odontologia que tem como finalidade diagnosticar, prevenir, tratar e controlar os possíveis problemas bucais de bebês, crianças e adolescentes.


Tendo em vista que os bons hábitos de higiene são fundamentais para a saúde bucal, é extremamente importante educar esse público desde a mais tenra idade, de tal forma que, problemas futuros possam ser evitados.


Além de promover atividades sobre educação em saúde bucal, o profissional da odontopediatria deve manter uma boa integração com demais profissionais da saúde, para que o trabalho seja de fato eficiente.


Fique conosco na leitura deste post e saiba quais tipos de ações a odontopediatria adota no dia a dia para que as crianças aprendam a cuidar bem dos seus dentes.


Em quais áreas um profissional em odontopediatria pode atuar?


O profissional da odontopediatria tem um vasto campo a ser explorado, dentre os quais podem ser citados:


● O especialista deve promover a saúde para o público alvo: bebês, crianças e adolescentes, assim como seus responsáveis e a comunidade em que vivem, facilitando assim o aprendizado do comportamento a ser adotado para sua saúde bucal.;

● Prestar orientações acerca da prevenção de problemas como a cárie, possíveis traumas, erosão, doença periodontal, às maloclusões, dentre outros;

● Realizar o diagnóstico das possíveis alterações que possam prejudicar o sistema estomatognático, bem como identificar quais os fatores de riscos de cada paciente para esse tipo de problema da cavidade bucal;

● Tratar os seguintes tipos de lesões: dos tecidos moles, dos dentes, das estruturas ósseas adjacentes, doença periodontal, de preferência utilizando técnicas minimamente invasivas;

● Agir de maneira didática na condução dos ensinamentos sobre atenção odontológica, para que, tanto os bebês, crianças, adolescentes e seus responsáveis, possam ter um bom entendimento sobre a importância da saúde bucal.


Quais as principais dúvidas o profissional em odontopediatria esclarece diariamente

Tendo em vista que uma das tarefas do profissional em odontopediatria é esclarecer dúvidas e prestar informações de fundamental importância para a saúde bucal das crianças.

São muitas as dúvidas que surgem diariamente em seu consultório, tais como:

1 Os cuidados com a odontopediatria devem começar a partir de qual idade?

Para os leigos pode até parecer exagero, mas a consulta com a odontopediatria deve ser iniciada ainda na gestação, que é o pré-natal odontológico.


Visto que, alguns recém-nascidos são encaminhados logo após o nascimento para que passem por uma avaliação do frênulo lingual, que pode comprometer o processo de amamentação.


O profissional ainda pode orientar os pais sobre o bico artificial, assim como os processos eruptivos e as medidas que devem ser adotadas para evitar possíveis desconfortos causados por esse problema bucal.


Vale destacar ainda, que o profissional da odontopediatria pode atender pacientes até os 18 anos.


2 O uso de aparelho é indicado para crianças que possuem dentes de leite?


Mesmo que muitos pais ainda sentem-se inseguros com a indicação do aparelho para o filho que ainda tem dentes de leite, esse procedimento é mais comum do que se imagina.


Sendo assim, a partir dos 6 anos de idade, já é possível fazer o tratamento com o aparelho, que irá contribuir não apenas para o tratamento dos dentes, mas também o maxilar e a mandíbula, que são as bases esqueléticas.


Com isso, quando for realmente necessário o tratamento ortodôntico, o processo será muito mais descomplicado.


3 O que a odontopediatria diz sobre a criança que chupa dedo?


De acordo com os profissionais da odontopediatria, o principal problema causado pelo ato de chupar o dedo é a má oclusão, também conhecida como mordida aberta.


De maneira simples, isso significa que, ao sorrir, os dentes da frente não se encostam, sendo esse um dos principais fatores que levam a criança a utilizar o aparelho ortodôntico.


4 O creme dental com flúor pode começar a ser utilizado a partir de que idade?


Os especialistas em odontopediatria recomendam que a partir de 1 aninho de idade a criança já possa fazer uso do creme dental com flúor, mas é fundamental ficar atento às quantidades.


Portanto, a quantidade inicial deve corresponder ao tamanho de um grão de arroz cru.


Embora o paladar dos cremes dentais infantis sejam bons e as crianças tenham uma certa dificuldade em fazer a transição para o mesmo que é utilizado pelos adultos, é aconselhável que essa mudança já seja feita a partir dos 6 anos.


Conclusão


Não há como negar a importância do profissional em odontopediatria, não apenas para a fase inicial da vida, como para todo o sempre.


Já que o aprendizado sobre saúde bucal recebido na infância, com certeza terá uma influência positiva na fase adulta.


Logo, o papel que esse profissional proporciona é uma grande contribuição para a prevenção de doenças da boca, a adoção de bons hábitos de higiene bucal e, principalmente, ajudar o seu paciente a ter um sorriso perfeito.


Agora que você já entende em que consiste o trabalho da odontopediatria, precisa encontrar um excelente profissional da área para cuidar da saúde bucal do seu filho.




Posts Em Destaque
Posts Recentes